TAKE A BREAK WITH MARIANA
News

TAKE A BREAK WITH MARIANA

by LATITID ACTIVE.WEAR

Podes partilhar um pouco sobre a tua rotina diária e como o self-care se encaixa nela?

A palavra que escolhi para investir este ano foi equilíbrio. É de facto muito desafiante conseguir equilibrar o papel de mãe, mulher e trabalhadora, ainda com muito estudo à mistura devido à minha mudança de profissão do último ano.
Tenho tentado interiorizar que dedicar tempo para mim e para o meu self-care não me faz falhar como mãe e que quando cuidamos de nós ficamos também mais leves para os nossos filhos. Tem-me ajudado pensar na comparação com as máscaras de oxigénio no avião: precisamos de colocar em nós primeiro antes de colocar às crianças, pois só assim garantimos que conseguimos estar bem para os ajudar.
Quanto às minhas rotinas de self-care tenho tentado fazer desporto pelo menos 3/4 vezes por semana. Faço treino de força personalizado com o Diogo Silvestre e tento ir ao Amplify onde as aulas são divertidas e passam rápido sem parecer um suplício para quem não é fã de desporto como eu.
Também gosto muito das corridas à beira rio. Fazem-me bem ao corpo e à alma e ajudam-me a organizar as mil ideias que tenho sempre a borbulhar na cabeça.
Faço todas semanas drenagem linfática modeladora com a Carla Deveras que tem umas mãos mágicas e uma boa energia contagiante.

Qual é o papel do bem-estar no teu estilo de vida em geral?


Fiz um ano sabático entre 2021 e 2022 e descobri nessa altura que o meu propósito de vida passa por cuidar dos outros. Com isso, tenho percebido que quanto melhor cuido de mim, melhor estou para cuidar dos outros e tenho tentado usar isso a meu favor para conseguir quebrar a tendência de 8 ou 80 que tinha na minha vida.

Como encontras momentos para ti entre os teus vários papéis e responsabilidades?


É de longe o meu maior desafio mas sinto que estou no caminho certo.
Revezo-me com o Martim, meu marido, a levar os miúdos à escola. Gosto de ir buscá-los à escola pelo menos 1 vez por semana e tento almoçar com o martim, meu filho, às 4as feiras porque tem a tarde livre. Costumamos jantar à mesa todos juntos onde conversamos sobre os nossos dias, falamos sobre o melhor que aconteceu, sobre o que correu menos bem e como podemos melhorar. Fazemos jogos e planeamos programas para fazer em família.
Com o meu marido temos o objectivo de ter um dia por semana para fazer um programa só a dois. Seja jantar fora, ir a um concerto ou ao cinema. Nem sempre é fácil e às vezes a fuga é só para passear o Xerife, nosso cão, e garantimos que temos pelo menos 15 minutos para conversar sem telefones e sem sermos interrompidos com “maaaaae, paiiiiii”.
Com amigas tento almoçar ou jantar de duas em duas semanas. Sendo que a disponibilidade à hora de almoço é cada vez mais difícil, porque costumo ter sempre processos de coaching parental a essa hora.
No trabalho, para além das horas habituais diárias, faço muitas noitadas a colocar o trabalho ou estudo em dia, mas confesso que o entusiasmo na minha nova área de coaching infantil e parental é tal que nem dou pelas horas a passar.

Tens rituais ou hábitos específicos que desenvolveste para melhorar o teu mood e equilíbrio?

Não tenho conseguido aplicar como gostaria, mas ajuda-me a começar o dia mais equilibrada com uma meditação simples. Adoro as da Liza Colpa! Há uma que gosto muito que dura 5 minutos e se pensarmos bem, contra mim falo, quem não consegue acordar 5 minutos mais cedo para se centrar e começar melhor o dia?
Tenho vontade de implementar o hábito de journaling, em que escrevemos ao acordar 3 coisas pelas quais estamos gratos, o que nos propomos fazer para ter um dia bom e uma afirmação positiva que queremos levar connosco nesse dia. Antes de dormir escrevemos 3 coisas boas que aconteceram e o que aprendemos nesse dia.

*Podes partilhar um mantra pessoal ou uma afirmação que te inspire?


“Always remember the power of the simple smile, a helping hand, a listining ear and a kind word.” Don ritchie