TAKE A BREAK WITH CATARINA
TAKE A BREAK WITH CATARINA

TAKE A BREAK WITH CATARINA

por LATITID ACTIVE.WEAR

 

Qual é o papel do bem-estar no teu estilo de vida em geral?

Gosto de acordar cedo, antes do resto do meu mundo se levantar – Sinto que tenho espaço e tempo para os meus rituais sem distrações. Tomar a minha água morna com limão e curcuma, fazer a minha prática de yoga, meditar ou simplesmente sentar-me a respirar. Ler ou escrever são duas práticas que adoro e que me relaxam imenso e me mantêm o cérebro ativo e estimulado. Para não falar da parte terapêutica de ambas as práticas. Ou seja, começo o dia a cuidar do meu templo! Só depois é que acordo os meus filhos, tomo o pequeno-almoço e os levo à escola. A maior parte da manhã estou a ensinar e por norma tento deixar a tarde “livre” de aulas para trabalhar no “backoffice” do Namho. O final do dia é sempre com eles e para eles. Deitar cedo é o meu lema, às vezes às 21:30 estou na cama pronta para uma noite descansada.

 

Como encontras momentos para ti entre os teus vários papéis e responsabilidades?

Aprendi a praticar o “egoísmo saudável” depois de vender a minha empresa e começar a dar aulas. Nem sempre é fácil coordenar a vida de mãe, professora, mulher, dona de casa etc. Mas a verdade é que acho que estou cada vez melhor a gerir os vários papeis, é preciso encarar os deslizes com leveza e perceber que a vida é demasiado curta para ser levada tão a sério. No entanto, o yoga ensinou-me que a disciplina é a melhor amiga da felicidade e que quando mantemos os rituais presentes raramente sentimos que estamos em falta connosco. 

 Não dispenso um almoço com amigas semanal para ter conversas leves e divertidas da mesma maneira que não falto às aulas semanais do meu professor de yoga – é como ir à missa, vou e pronto. Valorizo muito o namoro que mantenho vivo com o meu marido com quem estou há 15 anos. Acho que viemos a este mundo para partilhar o amor, e por isso não dispenso de crescer junto dele todos os dias que vivemos a construir aquilo a que chamo uma família.

 

Tens rituais ou hábitos específicos que desenvolveste para melhorar o teu mood e equilíbrio?

A respiração. Acho que as pessoas não têm nem ideia do poder desta ferramenta que usamos de forma tão automática no dia a dia, que não a usam no seu maior potencial. Mas se pensares a respiração está sempre ali ao nosso dispor. É só preciso sabermos usá-la. É uma coisa que ensino muito nas minhas aulas.. mas por exemplo se estiver num momento de stress em que me distancio de mim mesma e entro no “drama” tento ir para um lugar mais sossegado onde consiga fechar os olhos e trazer a atenção para a minha respiração. As vezes bastam 5/10 minutos em concentração na respiração ou as vezes em alguma parte do corpo específica, que já me ajuda a enraizar e por consequência voltar a mim.

Podes partilhar um mantra pessoal ou uma afirmação que te inspire?

Um mantra que vive comigo já há algum tempo e que me ajudou muito no caminho que tenho feito de mãos dadas com o Yoga é - Om Dum Durgae Namaha - Durga representa a energia da elegância e compostura nos momentos mais difíceis. Quando dizemos este mantra estamos a evocar essa energia da serenidade. Ajuda-nos a distanciar-nos dos dramas da vida, a não nos envolvermos tanto com os problemas. Vemo-los com maior distanciamento.