sobre a marca
LATITUDE + ATITUDE Scroll To Discover

HISTÓRIA DA MARCA

O nome da marca portuguesa, LATITID, surge da fusão das palavras LATITUDE + ATITUDE. Uma marca pensada para mulheres irreverentes, com atitudes diferenciadas, que procuram destinos cosmopolitas, que abraçam a fusão entre a cultura, arte e modernidade.

Assim, as três fundadoras, as irmãs Inês e Marta Fonseca juntamente com Fernanda Santos, lançaram em Abril de 2013 a primeira coleção LATITID, inspirada na cidade do Porto, onde todas nasceram. O objetivo foi apresentar uma coleção que transportasse as tendências ready-to-wear para os biquínis, fatos de banho e saídas de praia, para clientes que não se deixam definir pela idade, mas sim pela atitude.

Cada coleção é uma viagem, uma visita a uma cidade cosmopolita, uma mistura harmoniosa entre a história, arquitetura e lifestyle assente nas mais marcantes tendências de biquínis e fatos de banho. A primeira cidade escolhida foi o Porto, em 2014 a inspiração foi Barcelona, 2015 Londres, seguida de Istambul em 2016.

A confeção é 100% Portuguesa, feita maioritariamente no Norte, com materiais de alta qualidade quase sempre provenientes de Itália. A escolha dos tecidos é crucial na definição do padrão de qualidade da Latitid, que garante não só maior conforto como também a durabilidade das peças. Todas as peças são assinadas com a latitude do local escolhido para a inspiração da coleção, fazendo de cada coleção uma assinatura da marca.

YOU. HERE, THERE, ANYWHERE

Em 2021 rasgamos o mapa e seguimos as coordenas geográficas criadas por cada uma das mulheres que nos rodeiam - sem ponto de partida, sem destino final, onde quer que estejam, a atitude revela-se a partir de como cada uma de nós se sente. Num quarto de hotel, na praia, numa autocaravana, em casa, não importa o cenário ou ambiente, mas sim aquilo que experiência e a forma como se sente. A coleção reflete uma atitude de confiança e maturidade, na qual assumimos as nossas vulnerabilidades e forças, os nossos diferentes moods e vontades, reescrevendo as regras do ‘jogo da vida’ conforme aquilo que funciona para o nosso bem-estar e felicidade.

VENICE ' 20

33º59’15”N

O ponto de latitude escolhido pela marca não é só uma localização na nossa mente, mas no mapa. Conhecido pelo seu espírito boémio, praias e canais, e arte colorida que se vê na rua, este modo de vida abraça os 20 modelos diferentes da coleção, que introduz algumas tonalidades que fogem ao seu ADN habitual. Amarelo mostarda, tons rosas e azul elétrico brincam com os verdes característicos da marca, formando uma paleta que desperta os sentidos. Novas texturas e cortes retos inspirados no imaginário da década dos anos 70 trazem malhas brilhantes e canelados, revelando uma reinvenção do design das peças da marca portuguesa. Ao típico padrão tie dye juntam-se estampados inspirados nos azulejos das piscinas infinitas e nos famosos motéis da zona que, quando incorporados no jogo de camadas Latitid, imprimem um statement cool que não só se vê como se sente.

CAPE TOWN '19

34º05’1.06”S

Cidade do Cabo, na África do Sul, foi o destino escolhido para inspiração da coleção de Verão 2019 da marca Latitid. O ponto da latitude escolhido foi o “Cape Point” - 34º05’1.06”S - reserva natural mundialmente conhecida e também reconhecida pela sua beleza natural inigualável, remetendo para o estado mais puro da natureza: animais, cores, texturas e paisagens que originam uma coleção rica no design e nos padrões. Em contraponto, surge a Cidade do Cabo, as influências cosmopolitas que conferem à marca o seu cunho mais minimalista, mas que também a transportam para um universo mais citadino, mantendo um equilíbrio harmonioso entre os dois opostos: a natureza selvagem e a cultura citadina. “Until you Go, You Will Never Know” (“Até ires, nunca saberás”), é um convite à aventura, à descoberta, ao explorar da natureza e deixarmo-nos arrebatar pela sua imensidão, procurando em cada paisagem, um novo encontro.

CUBA '18

23º08’09”N 

Cuba foi o destino escolhido da estação SS´18 da marca portuguesa de Swimwear – LATITID. O ponto da latitude escolhido - 23º08’09”N - foi o coração de Havana, Habana Vieja. É no calor das suas ruas onde encontramos os monumentos mais icónicos e onde a arquitetura de várias épocas se cruza, desde os bares típicos repletos de música, ritmo e cor aos famosos carros vintage.  Cómo, cuándo y dónde, é o resultado da combinação perfeita entre o design minimalista da marca e o dinamismo da vida cubana. As peças assumem silhuetas diversificadas, com novos cortes, inspirados nos ritmos do chá-chá-chá e do mambo. Os padrões e as lycras texturadas remetem para as frutas características da cidade, para os azulejos e desgaste das paredes que relembram a passagem do tempo.

CAPRI '17

40º32’54.33”N

No ano de 2017 a marca embarca até Itália, onde o conceito paradisíaco da ilha de Capri acompanha também o lado da elegante sedução do Sul da Europa. Esta ilha surge como cenário perfeito para dar corpo ao conceito de beleza natural, característica deste destino tornado conhecido por celebridades nos anos 50. Aqui nasce, o il dolce far niente: o desfrutar da doçura da vida, convertido numa forma de estar, que inspira coleção SS´17. A coleção espelha a diversidade e simplicidade de elementos marcantes, como as riscas dos guarda-sóis e os detalhes dos azulejos que vestem as ruas pitorescas da cidade. As formas abstratas de vegetação dão vida aos prints e às lycras texturadas. Além da coleção ser sempre assinada com a Latitude da cidade escolhida – 40º32’54.33”N - Este ano a expressão Anema e Core, de alma e coração dá nome à coleção

ISTAMBUL '16

41º00’38.18”N

Para a coleção Summer’16 a Latitid viajou até à cidade de Istambul, onde encontrou a inspiração no contraste entre o Oriente e Ocidente.
Uma cidade moderna, aberta para o mundo, rica na fusão das cores, sabores e materiais.
Uma coleção rica, vibrante e harmoniosa, onde as cores fortes dos azulejos, especiarias e tapeçarias se refletem nos estampados da coleção ou na aposta em pormenores, como texturas, tranças ou um simples apontamento dourado que nos transportam de imediato para a cidade de Istambul.
Todas as peças são assinadas com a Latitude - 41º00’38.18”N - que corresponde ao mundialmente reconhecido Grand Bazaar.

LONDON '15

51.5072ºN

Londres nunca passa de moda. Nunca se repete. Redesenha-se a todo o instante. A Capital da moda vanguardista na Europa e no mundo foi a cidade escolhida como fonte de inspiração para a coleção de 2015. Londres é uma cidade no solo, e outra “underground”. A coleção de 2015 foi dividida em 5 linhas de metro – cada linha do metro um tema e cada nome de uma estação, um modelo. Como fonte de inspiração, Londres trouxe uma imensa variedade. Trouxe liberdade na escolha de materiais, cores, formas e cortes. Nesta coleção, a Latitid oferece modelos de linhas simples, cores kitsch, modelos irreverentes, para que a mulher moderna use neste Verão, desde a praia até à cidade, aquilo que durante o ano vai idealizando interior e exteriormente.

BARCELONA '14

41º22’58.96”N

Barcelona foi a segunda cidade escolhida como fonte de inspiração para a designer da marca. A coleção de Verão’14 da Latitid, combinou as linhas rectas e curvas do Macba com o espírito que se vive no Sonar, transportando-nos para uma mistura de estilos, onde prevaleceu com força o sportswear. A obsessão por cores e texturas foram predominantes nesta coleção. Os Prints distinguem-se entre si, indo desde o psicadélico ao étnico, conduzindo-nos para uma multiplicidade de visões, culminando com o principal objetivo na escolha da cidade como inspiração: a possibilidade de, através das peças Latitid, obter um estado de espirito muito próprio e diferente dos demais, que se vive na irreverente cidade de Barcelona

PORTO '13

41º09'01.79''N

A latitude 41º09'01.79''N, da cidade do Porto, foi o "porto" de partida para a coleção de 2013 da Latitid. Cidade que, através da sua tradição têxtil, dinamismo e atitude empreendedora não se poderia ter adequado melhor à coleção de abertura. A coleção 2013 combinou formas inovadoras e cortes únicos, com cores vibrantes contrastando com tons pastéis sobre materiais de diferentes texturas inspiradas nas rochas da zona costeira da cidade do Porto. Os prints foram inspirados na típica calçada portuguesa e em outras sensações do mundo.